segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sobre Gadara


"E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos"
(Mc 5.17)

A história contada pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas revela-nos uma surpreendente verdade dos dias atuais. A cidade de Gadara era uma cidade judaica que se tornou grande criadora de porcos. Todos nós sabemos que este animal era abominável para a lei judaica e para qualquer judeu. Creio que o lucro financeiro que a criação de porcos dava aquela cidade judaica falava mais forte do que a própria lei. Certo dia Jesus, ao libertar dois endemoninhados incomuns, permite que os demônios expulsos do corpo dos pobres homens entrassem numa manada de porcos. Isto traz um prejuízo financeiro para seus criadores e para aquela cidade. Daí, expulsarem Jesus dos seus termos. Esta atitude revela o espírito que dominava a cidade de Gadara e que reinava na alma de cada um deles. Que espírito é este? O espírito de Gadara.


O espírito de Gadara é o espírito que valoriza mais o material do que o espiritual. Semelhante àquela cidade, nossa sociedade  esta presa na segurança material. Preferimos a segurança financeira do que valores espirituais. Exemplo: Não hesitamos em deixar nossos filhos entregues aos programas televisivos para trabalharmos fora. A libertação daquele homem valia menos que o prejuízo financeiro com a perda dos porcos. O que temos valorizado mais em nossa vida, e em nossa igreja? O material, ou o espiritual?

O espírito de Gadara é o espírito que se preocupa mais com coisas pessoais do que com o bem estar das pessoas. Coisas valem mais do que gente. As pessoas estavam preocupadas com a perda dos porcos, mas conviviam com dois endemoninhados sem se preocuparem com a libertação deles. Em outras palavras: "dane-se os outros, o que importa sou eu". Não é este mesmo espírito que está dominando nossa sociedade contemporânea?

O espírito de Gadara é o espírito que prefere conviver com demônios, a preço de satisfazer interesses pessoais, do que com a presença de Jesus, que muitas vezes desmorona nossos projetos para realização de sua vontade soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário